Atrações | Sapopemba

compartilhar facebook twitter

Sapopemba

Natural de Penedo-AL, José Silva dos Santos ganhou o apelido de Sapopemba aos 14 anos, quando mudou-se com a família para a Zona Leste da Cidade de São Paulo.

Ele é mais um dos casos de muitos artistas brasileiros... ovacionados no exterior, porém desconhecidos no seu próprio país. Possuidor de um talento muito grande, é visto até como a versão masculina de Clementina de Jesus, pois surgiu para a música muito tarde.

Sapopemba é percussionista, cantor e conhecedor de um vasto leque de canções das tradições musicais afro-brasileiras de diversos estados do país. Com nenhum estudo formal de música, acabou conquistando seu espaço através de sua curiosidade aguçada e sabedoria rara, não encontrada nos livros e com suas experiências de vida relacionadas à música, seja cantando autores nordestinos tradicionais ou entoando as cantigas de Orixás, do Candomblé, no qual Sapopemba tem a função de ogã.

Sapopemba foi cantor do balé folclórico Abaçaí. Foi uma das principais vozes do CD “Agô, Cantos Sagrados de Brasil e Cuba”, projeto com o qual viajou a Cuba, Barcelona e Berlim, além de se apresentar em vários centros de culturas e festivais pelo Brasil. Também integrou o projeto de Benjamim Taubkin, Clareira, pelo qual se apresentaram por todo o Brasil e também na Espanha, Áustria e Coreia. Participou do espetáculo Milágrimas, de Ivaldo Bertazzo, com Direção Musical de Benjamin Taubkin e Arthur Nestrovsky. Cantou na cerimônia de encerramento dos Jogos Pan Americanos que aconteceram no Rio de Janeiro em 2007. Apresentou-se em outubro/2018 em concerto com a Orquestra Sinfônica de Santo André, sob a regência do maestro Abel Rocha, cantando clássicos do mestre Gonzagão.

Sapopemba é considerado por músicos e acadêmicos um arquivo vivo das tradições populares brasileiras. 

A versatilidade, talento e criatividade de Sapopemba podem ser traduzidos nestes shows:

Forró do Sapo - canções de Gonzagão, Dominguinhos e outros ídolos de Sapopemba que foram responsáveis pelo legítimo estilo pé de serra, baiões xotes e rasta pé

Dorival Caymmi - clássicos (e lado B) de Dorival Caymmi, com arranjos exclusivos

Gonzagão - canções do Rei do Baião, Luiz Gonzaga 

Cantos Afros - toda a riqueza de nossa cultura musical África-Brasil

O Samba por Sapopemba - o samba e suas vertentes, dos primórdios a atualidade, pesquisado, cantado e contado por Sapopemba



11-9-8207-2113 • contato@articulartes.com.br
Compartilhar   Facebook Twitter