Atrações | João Cristal Quinteto Instrumental

compartilhar facebook twitter

João Cristal Quinteto Instrumental

Este trabalho instrumental do pianista, arranjador e compositor João Cristal traz a autêntica música brasileira através de músicas autorais e choros.

João Cristal Quinteto Instrumental é formado por Daniel de Paula (bateria), Dino Barioni (violão/guitarra), Cassio Ferreira (sax/flauta) e Robertinho Carvalho (baixo). 

João Cristal 

João Cristal veio dos palcos. Nascido em Conceição do Rio Verde, Minas Gerais, caçula de 5 irmãos homens e também músicos, iniciou-se musicalmente aos 6 anos, tocando contrabaixo, da coxia, para substituir um dos irmãos que não pôde ir ao baile. Desde criança demostrou seu virtuosismo e interesse pela música. Dedicado e estudioso, agora já em São Paulo, ganhou destaque, ainda jovem, com arranjos e composições para o Grupo Fruto da Terra, do qual fazia parte e que teve grande destaque na década de 80, reconhecido por sua qualidade sonora e abertura de vozes. Pianista, arranjador, produtor, já dividiu o palco com grandes nomes de nossa música. Foi responsável pelos arranjos e direção do Festival Nacional de Música no início da década de 90.
 
A preocupação com a qualidade e excelência dos trabalhos que executa renderam diversos convites para que produzisse grandes nomes nacionais e internacionais. Foi responsável pelos arranjos para a Orquestra de Mulheres, no show que reuniu Rita Lee, Paula Lima e Zélia Duncan. Produziu e dirigiu o CD Teresa Salgueiro e Septeto João Cristal, desta renomada artista portuguesa, composto por 22 canções de nossa música popular, viajando pela Europa, México, Israel e América Latina com este projeto. Dirigiu e fez os arranjos de todos os DVDs de Agnaldo Rayol, do qual é maestro, e também o acompanha em suas apresentações pelo Brasil e exterior.
 
A sua paixão, também, pela música instrumental, e sua capacidade de improviso, renderam a ele muitos trabalhos e culminaram na gravação do CD João Cristal e Banda Brazuca, com formação de Big Band, aclamado pela crítica especializada. Seus projetos não param e a maturidade o tornam cada dia mais surpreendente em suas composições, arranjos e capacidade de inovação proporcionando, a cada nova empreitada musical, uma identidade visível e uma superação naquilo que já podíamos qualificar como supremo.
 
Atualmente grava um novo CD, com seu sexteto, em que mescla composições letradas autorais com a de outros compositores, mostrando um trabalho voltado para a cultura brasileira e com o que há de melhor em qualidade sonora, na escolha do repertório e na excelência dos músicos que o acompanham. Falar de João Cristal é falar de dedicação, referência, musicalidade, harmonia e, tudo isso, pode ser percebido desde o primeiro acorde de seu piano e das boas sensações que sua sonoridade e bom gosto são capazes de nos proporcionar e nos envolver em cada novo projeto por ele apresentado.
 
 
 

Vídeos

11-9-8207-2113 • contato@articulartes.com.br
Compartilhar   Facebook Twitter